16 anos de alegria

Projetos 2021-2022

Perto do Rio de Janeiro e com natureza exuberante, a terra do Poeta Casimiro de Abreu será a nova Conservatória do estado!

Diante do cenário atual, onde o turista não está viajando de avião, o interior do Rio já está sendo bastante procurado para quem quer sair das grandes cidades para respirar outros ares. A perspectiva é que a “articulação entre natureza, cultura e hospitalidade é o que fará a diferença na retomada do turismo”. A partir do sucesso da estratégia turística da cidade de Conservatória ao se tornar Capital da Seresta, vislumbra-se que Casimiro de Abreu poderá ter um sucesso ainda maior como Capital da Poesia. Afinal, Conservatória não está na borda de uma BR onde em torno de 100 mil transeuntes passam diariamente. 

Para conseguir o apoio de um deputado e o título de Capital da Poesia, faz-se necessário a criação e divulgação de inúmeras ações, não só para divulgar a poesia e seus poetas, mas também para incentivar à formação de leitores, como apoiar a implementação do Plano Municipal de Leitura. Entre as iniciativas realizadas pela Associação, destacam-se o Sarau Semanal, que já está na sua XXX edição e acontece semanalmente aos sábados e o projeto Poesia no Muro, que além de incentivar muros com arte e poesia, pretende incentivar a revitalização do Bairro Industrial, que fica ao lado da BR 101.

O Sarau Atemporal é um coletivo que tem como missão transformar Camisiro de Abreu/RJ na Capital da Poesia e disseminar nossos artistas pelo mundo.

Imbuídos no propósito do formato de gestão compartilhada, todos são convidados a participar dando ajuda prática, sugerindo ideias e compartilhando suas expressões artísticas e projetos.
Os encontros acontecem aos sábados de forma ininterrupta, completando a edição _, sempre aberto a poetas, músicos e toda forma de arte dos quatro cantos do Brasil e Exterior.

O objetivo é apoiar a economia local de Casimiro de Abreu e contribuir para que o município se torne a Capital Estadual da Poesia, juntamente com o projeto Poesia nos Muros. No dia 5 de junho comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente e a cidade do poeta Casimiro de Abreu sediará um encontro virtual, com um concurso via lives, que propiciará uma sexta-feira com muita poesia para aqueles que estão vivenciando o distanciamento social. A Associação Adianto propõe, juntamente com a Cogito Editora, nesse tempo de pandemia, um concurso virtual com a participação de poetas de todo o país. Uma vaquinha online foi criada para arrecadar doações para a APAE e “engordar” o prêmio financeiro dos artistas vendedoras. A Cogito Editora irá publicar um e-book na Amazon com os poemas escolhidos pelo publico. Com o sucesso do primeiro evento, pretende-se incluir o segundo no livro Guiness, como o maior evento de lives. Veja mais detalhes na nossa pagina sobre poesia.

As Páginas Amarelas têm como objetivo facilitar a realização de orçamentos e compras delivery, especialmente nesse momento de pandemia, bem como contribuir com a economia local. O cadastro é gratuito. Acesse aqui.

Em 1980 mais de 30 mil pessoas visitaram Casimiro de Abreu com o intuíto de verem os jupterianos. Quarenta anos depois, a Associação Adianto realizou a primeira festa em comemoração ao evento, com brincadeiras, bloco e bolo. Ocorreu, também, observação celeste e reprodução de filmes relacionados. O Objetivo é entrar no calendário oficial municipal e estadual, para que anualmente possamos conquistar mais frequentadores e estimular a cultura, o turismo  e a economia local.


Por conta da pandemia, a comemoração do ano 2021 foi virtual, por meio de Zoom e Facebook. 

A primeira edição ocorreu na Serra em um dia com muita chuva. A partir de então, a prefeitura abraçou a iniciativa e foram realizadas três edições, semestralmente, em praças importantes da cidade. Além de estimular o emponderamente e a autonomia financeira das mulheres, os encontros objetivam o consumo consciente e mais sustentável.  

Arquivo dos projetos

Conteúdo da sanfona

Conteúdo da s7anfona

Conteúdo da sanfona

A parceria com a Marla de Queiroz já nos proporcionou 4 lançamentos de livros: Barra de São João, Macaé, Casimiro de Abreu e Visconde de Mauá

http://www.ibram.df.gov.br/images/Produto%202%20-%20Lista%20das%20Entidades.pdf

Conteúdo da sanfona

A partir de 2005, diariamente, a Associação realizou um programa sobre turismo, cultura, alimentação saudável, meio ambiente e musicas alternativas (sem jabá) na Rádio Livre dos Estudantes do UniCEUB 102,7 FM.  O programa existiu até o fim da Rádio, em 2010.

Conteúdo da sanfona

 

feira virtual aqui

No ano de 2008, em comemoração ao Dia do Cerrado (11/9), a Associação Adianto promoveu o projeto Cerrado Sempre Vivo, na Câmara dos Deputados, com ações culturais de sensibilização sobre a importância deste bioma para o equilíbrio natural do planeta. A primeira edição do Cerrado Sempre Vivo expôs fotos dos participantes do I Concurso Adianto de Fotografia – Bioma Cerrado e dos fotógrafos Gabriel Romeu, Sterling Zumbrunn, da antropóloga Vivi Junqueira, bem como artesanatos do filipino Henry Bacus As-Unay e da artesã Roze Mendes, da Flor do Cerrado.

Conteúdo da sanfona