MISSÃO:
Contribuir com o desenvolvimento cultural e socioambiental das regiões que atua.

 VISÃO:
Ser referência na realização de projetos, eventos e ações de cunho cultural e socioambiental.

HISTÓRICO
Desde sua formação, em 2004, o grupo realizou diversas atividades socioculturais com cunho ambiental e educativo. Inicialmente produziu “Oficinas de Bonecas” e “Oficina de Corrupio”, utilizando retalhos de panos e garrafas pet para produzir brinquedos e artesanatos. Como forma de reflexão sobre o consumo e o desperdício implementou o  “Bazar do Desapego” em Brasília e no Varjão-DF.

A partir de 2005, diariamente, a Associação realizou um programa sobre turismo, cultura, alimentação saudável, meio ambiente e musicas alternativas (sem jabá) na Rádio Livre dos Estudantes do UniCEUB 102,7 FM.  O programa existiu até o fim da Rádio, em 2010.

Em 2006, a Adianto lançou o Projeto Cine 0800 de cinema gratuito com debate no Teatro Oficina do Perdiz. O sucesso foi tão grande que o projeto existe até hoje, tendo realizado também sessões nos estados de Goiás e Rio de Janeiro.

No ano de 2008, em comemoração ao Dia do Cerrado (11/9), a Associação Adianto promoveu o projeto Cerrado Sempre Vivo, na Câmara dos Deputados, com ações culturais de sensibilização sobre a importância deste bioma para o equilíbrio natural do planeta. A primeira edição do Cerrado Sempre Vivo expôs fotos dos participantes do I Concurso Adianto de Fotografia – Bioma Cerrado e dos fotógrafos Gabriel Romeu, Sterling Zumbrunn, da antropóloga Vivi Junqueira, bem como artesanatos do filipino Henry Bacus As-Unay e da artesã Roze Mendes, da Flor do Cerrado.

Posteriormente, a exposição também foi montada no Jardim Botânico de Brasília e no Espaço Cultural Renato Russo e teve fotografias expostas na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP 15, em Copenhague e no 8º Congresso Interamericano de Conservação em Terras Privadas, em Copacabana. O projeto Cerrado Sempre Vivo também tem o objetivo de apoiar a Proposta de Emenda à Constituição 115/95, que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional.

Em relação ao meio ambiente, promoveu plantio de mudas de espécies nativas na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sítio da Luz.

Mais informações: http://www.casimirodeabreu.rj.gov.br/det_noticia1.asp?id=1533

Na parceria com o Sítio da Luz, a Associação Adianto está elaborando o Plano de Manejo.

Nos últimos anos realizou Encontros de Brechós, Mutirão de Limpeza na Natureza, Blocos de Carnaval, Festa Junina, Festa das Crianças, Poesia no Muro, Comemoração dos 40 anos da Espera dos ETs, Páginas Amarelas e muito mais.

Atualmente busca pessoas interessadas em propor ideias e parceiros institucionais para cooperação.